quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Morreu o Mestre Malangatana

Há mais ou menos 1 ano e meio fiz este post dedicado ao mestre Malangatana, hoje venho repô-lo, para o homenagear mais uma vez,e desta feita no dia da sua partida deste mundo.





Pintor Malangatana vai receber Honoris Causa da Universidade de Évora.
Malangatana Valente Ngwenya, que já possui um título idêntico atribuído pela Universidade Politécnica de Maputo, afirmou que recebeu a notícia "com grande satisfação" e que ficou "muito contente".
Malangatana ,nasceu em Matalana, distrito de Marracuene, a 6 de Junho de 1936, é um dos pintores moçambicanos mais conhecidos em todo o mundo.
Em 1997 foi nomeado pela UNESCO "Artista pela Paz
É poeta, dançarino, actor, cantor, instrumentista e animador sócio cultural

A Coruja
A coruja agoira-me
e diz-me que nunca chegarei
além onde o desejo me leva
e assim evapora-se o sonho;

O tambor foi tocado
na noite densa do feitiço
enquanto Kokwana* Muhlonga
apitava o Kulungwana* mortal;

Na noite sem estrelas
dois gatos pretos iluminaram a cabana da Kokwana Hehlise
que morreu depois dos gatos terem miado.

Eu lutando comigo só
é impossível vencer as ondas
que feiticeiramente me esboçam
as corujas, gatos e tambores.

Poema de Malangatana

1 comentário:

Miguel disse...

Uma Linda Homenagem ...

Adorei o poema ...

Nesta vida, há que evitar e lutar contra muitas corujas que nos agoiram durante esta caminhada ...!

Bjks da M&M & Cª!